Verrugas

VERRUGA PLANTAR

 

Popularmente conhecida como "olho-de-peixe", a verruga plantar se apresenta como um espessamento e elevação da pele dos pés, com uma região amarelada e um ou mais pontos negros centrais.

 

É causada pelo vírus do papiloma humano HPV e deve ser tratada, pois frequentemente provoca dores ou incômodo ao caminhar. Devido a sua natureza infecciosa, lesões da pele podem permitir a disseminação para outras pessoas ou para outros locais no corpo da mesma pessoa.

 

VERRUGA PERIUNGUEAL

As verrugas vulgares periungueais são proliferações epiteliais causadas por papiloma vírus humano (HPV) , geralmente dos tipos 1, 2 e 4. Representam os tumores benignos mais freqüentes do aparelho ungueal, ocorrendo nas bordas ou no leito, podendo levar a distrofia ungueal e maior dificuldade terapêutica. São mais comuns em crianças e adolescentes, se apresentando de forma exuberante em imunodeprimidos.

 

O tratamento de verrugas periungueais constitui um desafio, especialmente quando há invasão subungueal com conseqüente distrofia da lâmina. Deve- se avaliar o local, tamanho e número das lesões, considerando uma avaliação inicial que elucide o perfil imunológico do paciente quando for necessário.

 

Há diversos tratamentos possíveis, cujas indicações irão depender da apresentação das lesões, condições imunológicas do paciente, resposta a terapêutica inicial além do custo, eficácia e efeitos colaterais.