Onicoatrofia

ONICOATROFIA

 

O que é Onicoatrofia?

Da mesma forma que as outras partes do nosso corpo, as unhas também podem atrofiar. Infelizmente, assim que a atrofia se instalar, a condição torna-se permanente.

 

 Seja no resultado dos danos à matriz, o que afetaria apenas uma unha ou um problema mais grave de saúde que pode afetar e atrofiar todas as 20. Quando uma unha está atrofiada perde a sua aparência saudável, começa a diminuir de tamanho, e pode eventualmente definhar completamente. No entanto, ao contrário dos músculos, as unhas não podem recuperar a sua vitalidade e saúde. Uma vez atrofiada a unha, a condição conhecida como onicoatrofia torna-se irreversível.

 

Existem vários graus de onicoatrofia. Uma pessoa pode ter apenas uma unha parcialmente atrofiada mas que nunca vai piorar porque a condição que a causou foi identificada e tratada atempadamente. Por outro lado, às vezes a causa primária está em curso e o dano às unhas é tão grave que uma pessoa pode perdê-las todas. Apesar da condição afetar homens e mulheres, não está limitada a adultos. As crianças e os bebés podem nascer com, ou sofrer de, doenças que causam a atrofia das unhas.

 

Os médicos irão tratar a doença que causou a atrofia mas não existe nenhum tratamento disponível para melhorar a onicoatrofia. A razão disto reside no fato do problema não se encontrar nas unhas; a onicoatrofia é característica de um problema maior e não pode ser tratada de forma isolada.

 

Quando o trauma ou a infecção comprometeram definitivamente a matriz da unha, não há tratamento possível. A solução é a aplicação de unhas postiças (próteses ungueais), com finalidade estética.