Calcanhar Rachado

CALCANHAR RACHADO (Físsura de calcâneo)

 

 

Das podopatia (doenças nos pés) uma das que mais se destaca no sexo feminino, principalmente, é a Rachadura no Calcanhar ou Fissura Calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele).

 

Diversas empresas e laboratórios têm pesquisado e vêm lançando produtos no mercado nacional com a proposta de auxiliar no tratamento das Fissuras Calcâneas e acelerar o processo cicatricial.

 

É comprovado que a utilização de produtos que mantém a hidratação na pele, auxilia na reparação tecidual. Se lembrarmos o fato de que 60% do organismo humano é composto por água, fica simples compreender a importância desses cremes para a reparação tecidual.

 

Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes, e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos.

 

Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos).  O aparecimento de rachaduras ocorre por varias causas: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, conseqüência de psoríase, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas(uso de ácidos), lixas, andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias) etc.

 

Nas pessoas portadoras de diabetes, a desidratação é comum, uma vez que o diabético geralmente tem menor lubrificação natural que o indivíduo não-diabético, juntamente com diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica) o que pode causar úlcera, podendo chegar inclusive à amputação dos membros inferiores (pés e pernas) por desinformação sobre cuidados com os pés.

 

As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele.