Deformidades dos dedos

DEFORMIDADES DOS DEDOS: DEDOS EM GARRA, EM MARTELO E SOBREPOSTOS

 

 

DEDOS EM GARRA E EM MARTELO

  

 

Essas duas patologias são deformidades dos dedos e, normalmente, acontecem por retração e encurtamento dos tecidos (músculos e ligamentos) do pé, mas o dedo em garra pode ter relação com problemas neurológicos, como o derrame.

 

Recebem os nomes de acordo com o posicionamento dos ossos dos dedos e, normalmente, geram muitos calos e dificultam a utilização de alguns tipos de calçados.

 

No Brasil, 11,4% da população têm dedos em garra ou martelo. A diferença principal entre essas deformidades é a posição do osso da ponta do dedo acometido. No dedo em garra ele ficará fletido (para baixo) e no dedo em marteloele ficará estendido (para cima), como mostra ao lado.

As duas patologias estão ligadas à retração de ligamentos e tendões, além do desequilíbrio das forças musculares que atuam sobre os pés e dedos. O dedo em garra pode também estar relacionado a alguma alteração neurológica (doenças neuromusculares)

 

Essas patologias iniciam com uma simples alteração do alinhamento dos dedos, e a mobilidade e a força do pé se mantêm. Com a progressão, podem evoluir a uma deformidade rígida, com dor e mobilização, e com perda de força e controle dos dedos e do pé. Nos casos mais graves, pode-se optar por cirurgias de correção e alinhamento dessas deformidades.

 

DEDOS SOBREPOSTOS: CAUSAS E TRATAMENTOS

 

 

Esta deformidade ocorre quando um dos dedos do pé está sobre o dedo adjacente. Normalmente afeta o 5º e o 2º dedos do pé (especialmente se a pessoa tiver joanete).

 

A deformidade pode levar a complicações como: bolhas e calos na parte superior e entre os dedos, ou até danos mais permanentes de articulação e osso.

 

CAUSAS:
Dedos sobrepostos, na maioria das vezes, são classificados como uma deformidade congênita. Embora nem sempre sejam reconhecíveis no nascimento, se identificados, o tratamento corretivo pode começar na infância.

 

Algumas pessoas desenvolvem dedos sobrepostos como resultado de outras condições de pé. Crianças com arcos elevados ou pés planos muitas vezes distribuem seu peso incorretamente, levando os dedos a mudar de posição. Adultos que usam sapatos com pontas estreitas ou que sofrem de joanete são também mais propensos a desenvolver dedos sobrepostos.

 

TRATAMENTO:
O primeiro passo é culsultar-se com um médico ortopedista para fazer um acompanhamento da deformidade. Os cuidados diários inclui a compra de sapatos com a ponta (biqueira) larga e alta, para não pressionar os dedos. O médico ortopedista também pode recomendar um separador de dedos para ajudar a corrigir a posição. Ocasionalmente, a cirurgia é necessária.