Diabéticos

DIABÉTICO, CUIDE BEM DE SEUS PÉS E EVITE AMPUTAÇÕES !!!

 

 

Quando o assunto é saúde também é necessário lembrar dos diabéticos, que devem ter cuidados especiais com os pés, pois são mais vulneráveis a infecções.

 O diabético, muitas vezes, acaba desenvolvendo três principais problemas que são: a “neuropatia periférica”, que é a perda gradual da sensibilidade dolorosa e térmica dos pés; a angiopatia”, que a diminuição da circulação sanguínea nos vasos devido ao seu estreitamento ou obstrução.

 

Quando sofremos algum ferimento nos pés é através da circulação sanguínea que são levados nutrientes e oxigênio a região lesionada para que seja promovida a cicatrização, mas quando a circulação do pé está comprometida, consequentemente a cicatrização será mais lenta. Com isso poderá ocorrer uma infecção que dependendo do seu grau pode levar até mesmo a uma amputação do membro.

 

E por último é a “infecção”pois o portador de diabetes, é mais vulnerável a infecções nos pés. Esses três fatores: a neuropatia, a angiopatia e a infecção, constituem a tríade mais frequente do pé diabético. “O meu papel como Podólogo é evitar que algum problema se instale nos pés do cliente diabético”.

 

Alguns dos procedimentos feitos pelo Podólogo nos pés dos diabéticos são: o corte técnico das unhas, remoção de calos e calosidades, desencravo das unhas e tratamento para que elas não voltem a encravar, além de fazer uma hidratação nos pés. Ainda ensino a fazer uma hidratação correta em casa, pois os pés das pessoas diabéticas devem estar sempre bem hidratados.

 OS DIABÉTICOS DEVEM MANTER UM TRATAMENTO MENSAL COM O PODÓLOGO.