Onicogrifose

ONICOGRIFOSE E HIPERTROFIA UNGUEAL

 

 

A onicogrifose é uma distrofia adquirida que costuma afetar o polegar que se encontra aumentado, com uma coloração amarelada, com presença de deformação. É constatada freqüentemente no indivíduo idoso, embora os traumatismos e os problemas de biomecânica do pé possam desencadear alterações em uma idade mediana ou antes.

 

O traumatismo é agravado pelo calçado, e à medida que a unha tornar-se mais larga e maior, a lesão pelo calçado tornar-se progressivamente mais importante. Uma hipertrofia ungueal implica em um espessamento e aumento da extensão da unha, enquanto a onicogrifose indica também curvatura (unha em garra).

 

Na onicogrifose, ocorre espessamento de uma ou mais unhas e pela falta de cuidados, aumenta sua extensão e as unhas curvam-se como o crifre de um carneiro.

 

O tratamento é radical ou paliativo. O tratamento radical consiste na extirpação da unha e da matriz e recomenda-se em indivíduos jovens, que apresentam boa circulação. O tratamento paliativo inclui o corte das unhas, o qual será efetuado por um PODÓLOGO utilizando instrumentais apropriados e micromotor para realizar o desbaste das unhas afetadas.